Poluição da Agua
EUTROFIZAÇÃO DA ÁGUA: É o excesso de nutrientes na água, principalmente fósforos e nitrogênio. Causado principalmente pela poluição por esgotos domésticos, e fertilizantes jogados na água sem o tratamento correto. Cria-se sobre a água uma proliferação de algas sobre a região atingida, que não deixando o Sol entrar nas profundezas, atrapalhando a fotossíntese das plantas aquática e causando o aumento no número de bactérias na água. Isso diminui o oxigênio, que por sua vez mata os peixes e seres aquáticos. Outra consequência da Eutrofização é a decomposição orgânica torna-se anaeróbica produzindo gases tóxicos, como sulfúrico, (que causa o cheiro forte característico do fenômeno) tornando a parte afetada um enorme esgoto a céu aberto.POLUIÇÃO POR PETRÓLEO: É uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, cuja cor varia de acordo com a sua origem, oscilando entre o negro e o castanho. É encontrado no subsolo em profundidades variáveis e é muito rico em hidrocarbonetos. O petróleo é um recurso esgotável de grande valor, considerado como a principal fonte de energia da atualidade. Ele é empregado na fabricação de muitos materiais, como pneus, materiais de plástico, alguns tecidos, etc, e principalmente nos combustíveis, que movimentam os meios de transporte.
Qualquer tipo de derramamento de petróleo nos oceanos é considerado uma catástrofe ambiental. Os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo são incalculáveis. A mancha de petróleo que se propaga pelo mar, além de contaminar a água, mata milhares de aves, peixes e corais.
Os derramamentos de petróleo podem ocorrer por diversos motivos, como acidentes com navios petroleiros, embarcações despreparadas, acidentes nas plataformas, explosões de poços, tanques com capacidade inferior ao conteúdo existente, etc.POLUIÇÃO TÉRMICA: A poluição térmica, provocada principalmente devido à má utilização da água na refrigeração das turbinas e caldeiras, respectivamente das usinas