poluição da agua
A água que pode ser consumida sem risco para a saúde pena que está extinta. Isso e porque com o passar dos anos, esse bem tão precioso para nossa vida, vem sendo ameaçada pela poluição.
É importante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomar medidas para a prevenção. Mas primeiro vamos saber o que seria uma água potável a água própria para o consumo.
Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.
Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum, nem sabor, e nem cor.
A poluição e causada por alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água.
Pois animais ou plantas podres podem alterar o cheiro da água. E mais o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez.
Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações na água pode ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, cádmio, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio.
Requisitos biológicos: a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.
O homem usa a água para diversas finalidades:
Necessidades domésticas: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, etc. Como uso público é utilizada para a limpeza e irrigação de parques e jardins, prevenção de incêndios e etc.
Na indústria, a água é usada para gerar energia, mover máquinas, fabricar bebidas e alimentos, etc.
No meio rural é utilizada para a irrigação de plantações e a criação de animais.
Com toda essa utilização, a água é em parte aproveitada e em parte dá origem a diversos resíduos. Em quantidades pequenas, eles são decompostos pela ação de