Poluição causa por atividades rurais
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
ÁREA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
POLUIÇÃO CAUSADA POR ATIVIDADES RURAIS
Nota da Parte Escrita: ______ (20%)
Nota da Apresentação: ______ (80%)
Disciplina: Ciências do Ambiente – Professora Mônica Coura
Campina Grande, 27 de março de 2013.
SUMÁRIO
POLUIÇÃO CAUSADA POR ATIVIDADES RURAIS
Uso de fertilizantes
- O uso de fertilizantes é algo comum e necessário, o problema está em sua má e exagerada utilização.
Irrigação
- A irrigação feita de forma errada, sem que haja um sistema de drenagem eficiente, pode prejudicar o solo tornando-o impróprio para o cultivo.
Queimadas
- A queimada é utilizada para retirada da vegetação original, causando poluição atmosférica.
Queima da palha da cana de açúcar
- A queima da palha da cana-de-açúcar emite gases do efeito estufa na atmosfera, além da poluição do ar atmosférico pela fumaça e fuligem.
Gastos de energia
- Grandes fazendas usam uma grande quantidade de energia nos sistemas de iluminação, aquecimento, resfriamento, maquinário automatizado para alimentação dos animais e também para o fornecimento de água e ventilação.
Produção de ração
- A produção de ração animal, basicamente rações concentradas e ricas em proteína feitas de milho e soja, necessita de grandes quantidades de fertilizantes químicos e há queima de combustíveis fósseis no maquinário de sua produção.
Monocultura
- O cultivo de apenas uma espécie vegetal, a longo prazo pode causar prejuízo ao solo pela retirada constante do mesmo nutriente.
Dejetos de animais
- As fezes e urina expelidas pelos animais depositam-se nas áreas de pastagens e nos recursos hídricos. A absorção desta matéria orgânica ao solo é benéfica para sua fertilização, porém não acontece o mesmo com os recursos hídricos. E no caso dos ruminantes, há eliminação do gás metano