poluição atmosférica
A atmosfera do planeta é constituída de gases que permitem a passagem da radiação solar, e absorvem grande parte do calor emitido pela superfície aquecida do planeta - este é o efeito estufa, que graças a esse fenômeno a temperatura média da superfície do planeta mantém-se em cerca de 15°C, ou seja, é responsável por um aumento de 33°C e graças ao efeito estufa as condições para a existência de vida no planeta.
O aumento de temperatura é uma consequência natural , agravado pelo homem com suas ações anti-ambientais pois quanto maior for a concentração de gases, maior será o aprisionamento do calor, e mais alta será a temperatura média do planeta.
As emissões atmosféricas geram problemas a diferentes escalas, desde uma escala local, como as concentrações de monóxido de carbono, provenientes do tráfego junto a estradas congestionadas, até à escala global, cujo melhor exemplo são as alterações climáticas que se traduzem, entre muitos outros efeitos, pelo aquecimento global do planeta com todas as repercussões daí resultantes.
Quais as principais fontes dos gases com efeito de estufa?
Atualmente são seis os gases considerados como causadores do efeito estufa: Dióxido de carbono (CO2), Metano (CH4), Oxido nitroso (N2O), Clorofluorcarbonetos (CFCs), Hidrofluorcarbonetos (HFCs), e Hexafluoreto de enxofre (SF6). Segundo o Painel Intergovernamental de mudanças do Clima, o CO2 é o principal "culpado" pelo aquecimento global, sendo o gás mais emitido (aproximadamente 77%) pelas atividades humanas.
O Hexa Fluoreto de Enxofre (SF6) é o gás com maior poder de aquecimento global, sendo 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2. Este gás é usado na indústria elétrica para aplicações de alta tensão, como em interruptores e disjuntores. Em conjunto, os gases fluoretados são responsáveis por 1,1% das emissões totais de gases do efeito estufa.
Efeitos provocados por este fenómeno?
Meio Ambiente.
O derretimento das