poluição atmosferica
• Causas
A principal causa da poluição atmosférica é a atividade industrial. Certos tipos de indústrias destacam-se como grandes fontes de poluição como as refinarias de petróleo, as indústrias de cimento, as usinas termelétricas, as indústrias siderúrgicas, etc. Quanto maior for o nível de industrialização, maior o consumo de combustíveis fósseis e matérias-primas e, consequentemente, maior a produção de resíduos e poluição do ar.
As queimadas, os veículos automotores são outros agentes poluidores.
• Consequências
A poluição atmosférica afeta quase todos os médios e grandes centros urbanos do Brasil. Nas grandes cidades, áreas de maior concentração industrial de veículos automotores, o problema é mais grave.
Cubatão = O Vale da Morte
Cubatão, centro industrial da baixada Santista, é considerada a cidade de maior poluição atmosférica do Brasil e talvez até do mundo. Pólo da indústria petroquímica, química e siderúrgica, localiza-se numa área imprópria, junto à serra do Mar, área com ventos fracos. Em Vila Parisi, bairro habitado por trabalhadores, a poluição atinge níveis alarmantes, afetando a saúde da população.
Além das doenças cardiorrespiratórias várias crianças nasceram sem cérebro (anencefalia) e com outras anomalias.
A mata Atlântica foi, em grande parte, destruída pela poluição, nas áreas próximas a Cubatão.
Efeito Estufa
Efeito estufa é a elevação da temperatura da Terra, como consequência do excesso de certos gases na atmosfera, principalmente do gás carbônico (dióxido de carbono) e outros.
Esses gases apresentam a mesma propriedade dos vidros transparentes utilizados nas estufas de jardins empregados em países de clima frio. Deixa passar a luz solar, mas impedem a saída do calor, bloqueando e enviando, de volta à Terra, parte da radiação infravermelha (calor) irradiada por nosso planeta.
Convém salientar que o efeito estufa é benéfico aos seres vivos, pois impede grandes variações de temperatura entre o dia e