Poluição Ambiental
Os processos físicos, químicos e biológicos desempenham um papel fundamental no ambiente de nosso planeta. Muitos processos naturais envolvem reações químicas nas quais umas substâncias transformam-se em outras ao mesmo tempo em que existe uma troca de energia, em forma de radiação eletromagnética, de calor, etc.
Por ex., na estratosfera, o ozônio absorve radiação UV, se decompõe em dioxigênio + oxigênio atômico e libera calor.
O3 + hν → O2 + O + Q
Na água, o equilíbrio carbonato-bicarbonato influenciado pela acidez e a temperatura é responsável pela formação de estalactites e estalagmites.
T↑
Ca (aq) + 2 HCO3 (aq)
CaCO3 (s) + H2O (l) + CO2 (aq)
2+
-
Porém, muitos produtos químicos fabricados pelo homem são os responsáveis de muitos dos processos de poluição que afetam hoje o nosso planeta. É comum ouvir falar da química e dos químicos em tom depreciativo: este vinho é tudo química, eu não consumo produtos cultivados com agrotóxicos, os fabricantes só poluem, etc.
Mas é preciso levar em consideração que a poluição causada em nosso planeta é conseqüência de que somos mais de 7 bilhões de pessoas. Somos tantos que não é possível não poluir e não alterar o equilíbrio dos ecossistemas naturais. Basta apenas imaginar as toneladas de lixo geradas por dia no planeta.
Contudo, a nossa expectativa de vida e a nossa qualidade de vida têm aumentado enormemente nos últimos anos e a química sintética é responsável por isso em grande medida. O tratamento das águas e dos esgotos tem melhorado a saúde pública, diminuindo a transmissão de doenças de transmissão hídrica. Os fármacos sintetizados pelos químicos
têm curado muitas doenças antigamente mortais, etc. A fabricação de metais e aço, de plásticos, de tecidos, etc. facilitam nossa vida.
Contudo, pagamos um preço por todo isso. Ao mesmo tempo em que fabricamos, geramos subprodutos poluentes que degradam nossa saúde e degradam a vida no planeta.