Poluição Ambiental
Coloca como uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a sustentabilidade ambiental vem causando uma enorme reflexão na sociedade mundial. Rever hábitos, reduzir o consumo, reutilizar e reciclar são praticas cada vez mais adotadas pelas pessoas na busca da diminuição da poluição atmosférica.
Por poluição atmosférica abrange-se a contaminação da atmosfera terrestre, por substâncias que pelas suas altas concentrações, possam tornar o ar nocivo ou impróprio a saúde. A substância que mais contribui para tal poluição é o dióxido de carbono (CO2). O CO2, é lançado na atmosfera sob forma de gases e partículas, através da queima de combustíveis fósseis de petróleo, gás natural e carvão mineral, por exemplo.
Consequências dessa poluição já são constantemente vistas e sentidas por todo planeta. Furacões, tufões, tornados, terremotos, tsunamis, grandes tempestades e longos períodos de estiagem, que afetam milhões de pessoas todos os anos, fazem parte dessas conseqüências drásticas causadas com pior contribuição e sentidas terrivelmente pelo próprio ser humano.
AS EMPRESAS E A POLUIÇÃO
Há mais de cem anos atrás, Upton Sinclair disse “É difícil fazer um homem entender algo, se o seu salário depender do seu não entendimento”, pois bem, num passado bem próximo essa frase funcionava perfeitamente em relação às empresas sobre a responsabilidade ambiental que elas tinham, pois somente se preocupavam com a obtenção de lucros. Hoje em dia, com o conhecimento mais claro da importância da preservação do ambiente, diversas organizações têm a preocupação com a ética ambiental e a frase de Sinclair vai ficando cada vez mais no passado.
Além de contribuir com o meio em que se vive uma adequação aos valores éticos e ambientais, atrai olhares positivos de grandes investidores para empresas que possuem essa preocupação.
Se cada pessoa fizesse um pouco para ajudar o planeta, somando-se os bilhões de habitantes da Terra, não