Poluição ambiental de Resíduos Líquidos
FACULDADE DA REGIÃO SERRANA
FARESE
ATIVIDADE RELACIONADA POLUIÇÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL
Josiane Dettmam Dias josidettdias@hotmail.com Marinalva da Penha de Sousa Dettmann marinalvadesousa@hotmail.com SANTA MARIA DE JETIBÁ
NOVEMBRO DE 2013
Poluição Ambiental de Resíduos Líquidos
A poluição ambiental pode ser entendida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio. Por definição, residuo é tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das indústrias, comércio e residências. Os resíduos líquidos são geralmente despejos provenientes de estabelecimentos industriais (efluente industrial) ou resultantes das atividades humanas (efluente doméstico) que são lançados no meio ambiente. Esses residuos são considerados um dos maiores poluidores dos corpos d’água e por isto tem sido de suma importância controlar a qualidade dos mesmos.
Dentre os resíduos líquidos o mais comum e também mais sério é o chorume, que é a lixiviação dos materiais do lixão, resíduo muito perigoso que pode contaminar o solo e o lençol freático, que abastece os rios, córregos e demais efluentes. Existe também o mercúrio, utilizado nos garimpos, e também o próprio esgoto doméstico e industrial.
As áreas de despejo e de disposição dos resíduos sólidos (lixões, aterros controlados e aterros sanitários) não podem ser consideradas como o ponto final para muitas das substâncias contidas nos resíduos ali dispostos ou produzidas pelo lixo urbano, pois, quando a água, principalmente das chuvas, percola através desses resíduos, várias dessas substâncias orgânicas e inorgânicas são carreadas pelo chorume.
O chorume trata-se de um resíduo líquido de elevada carga orgânica e forte coloração, produzido pela decomposição química e microbiológica dos resíduos