Poluiçao de solos
O solo é um dos recursos utilizados pelo homem para sua própria subsistência, e também é sujeito a sofrer alterações em suas características devido as ações humanas. Seja intencional ou acidentalmente, as substancias cujo destino é o solo, irão lhe trazer alterações que podem ser nocivas ao meio ambiente.
De acordo com RODRIGUEZ (2006), as principais características da poluição ocorrida no solo são o seu poder cumulativo e a baixa mobilidade dos poluentes. As substancias nocivas acumuladas no solo ali permanecem e lentamente podem poluir as águas subterrâneas ou superficiais e afetar a biota.
O termo solo designa-se como a camada superficial da Terra formada por componentes inorgânicos variados e com diferentes percentuais de substâncias orgânicas. Esta camada é necessária para o crescimento das plantas terrestres (adaptado de BORNEMISZA, 1982)
O solo é constituído por três fases: sólida, líqüida e gasosa. A fase sólida é constituída pelo material parental (rocha) local ou transportado e material orgânico, originário da decomposição vegetal e animal. A fase líqüida, a água ou a solução do solo (elementos orgânicos e inorgânicos em solução), e a fase gasosa, de composição variável, de acordo com os gases produzidos e consumidos pelas raízes das plantas e dos animais (CO2 e O2).(CETESB, 2011)
O desenvolvimento socioeconômico da sociedade ocorreu graças à expansão da produção agrícola e industrial. Algumas atividades associadas a esta expansão, entretanto, tem afetado de forma negativa a qualidade do solo, impactando na saúde e qualidade de vida das