Poliuretano
1. De acordo com o conteúdo apresentado em sala de aula, qual a principal vantagem do poliuretano?
Resp.: A principal vantagem é que o PU pode ter uma variedade de densidades e dureza, podendo ser utilizado em inúmeras aplicações e nichos industriais.
2. Escreva a principal reação para a obtenção do poliuretano.
Resp.: A principal reação é a Poliadição de um poliisocianatos (no mínimo bifuncional) e um poliol ou outros reagentes, contendo dois ou mais grupos de hidrogênio reativos). Os compostos contendo hidroxilas podem variar quanto ao peso molecular, natureza química e funcionalidade. Os isocianatos podem ser aromáticos, alifáticos, ciclo-alifáticos ou policíclicos.
3. Cite seis sistemas de PU.
Resp.: Sistema Flexível; Rígido; Integral; Rin; Frothing e Coating Microcelular.
4. Porque a reação de obtenção do poliuretano é considerada polimerização por rearranjo de estrutura?
Resp.: Pois os compostos polihidroxilados reagidos com poliisocianatos originam os poliuretanos, esta reação não é uma reação de condensação, pois envolve a transferência de átomos de hidrogênio e, portanto, pode ser considerada com um exemplo de polimerização por rearranjo da estrutura.
5. Porque existem diferentes tipos de isocianatos? E diferentes tipos de poliol?
Resp.: Os diferentes tipos de isocianatos e polióis variam de acordo com a necessidade da aplicação do PU. Dando-os diferentes características e propriedades.
6. Sabemos que para a obtenção do poliuretano o isocianato pode reagir com álcool, com aminas, com água, etc. Qual a importância dessas reações na obtenção do PU?
Resp.: A importância é que na reação eles reagem com os isocianatos, dando dióxido de carbono, formando bolhas relativamente uniformes.
7. Porque alguns fabricantes de PU utilizam silicone em suas formulações? O que é tensão superficial?
Resp.: Pois pode proporcionar aos fabricantes uma espuma rígida de poliuretano com excelente estabilização de espuma e uma estrutura de