Politicas
O trade marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para o sucesso das estratégias de marketing e vendas. Define quais canais de mídias serão utilizados, que produtos desenvolvidos e que canais de comercialização para atender as preferências de consumo do público-alvo.
O processo contínuo de fragmentação dos canais de mídias, somado a uma maior especialização dos canais de venda, num contexto no qual o consumidor está cada vez mais difícil de ser conquistado, criou um cenário de competição acirrada ao qual as empresas lutam ferozmente por participação de mercado. Nesse cenário, continua sendo fundamental desenvolver marcas fortes que estabeleçam condições de enfrentamento da concorrência, dos canais de venda pela sua comercialização e, o mais importante, o share de preferência dos seus consumidores-alvo.
O trade marketing estabelece ainda, a necessidade de se adaptar produtos, logística e estratégias de marketing, de modo a conquistar o consumidor nos pontos-de-venda, com um modelo de parceria entre os fabricantes e seus canais de vendas. 2 – Antigamente os canais eram vistos e tratados como “o fim da linha” do esforço de vendas da indústria. Como os “clientes” da indústria. A propaganda foi o primeiro canal de comunicação direta a estabelecer-se entre a produção e o consumo. Mas os fabricantes continuavam a “vender para as lojas”. As promoções no ponto-de-venda logo vieram amparar os esforços da propaganda, ajudando as lojas a vender os produtos anunciados.
Mas os fabricantes continuavam a “vender para as