politicas
Trabalho destinado à disciplina de filosofia.
A questão democrática. Capítulo 34.
Professora: Sara.
E.E.PROF. Alberto. Salotti
1. O que se quer dizer quandose afirma que “a ideologia não nasce do nada nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginária, a práxis social e histórica concretas"?
Isso se aplica a ideologiademocrática. Em, outras palavras, há na pratica democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Apráxis seria a prática da relação da atividade do homem na política. (A natureza da sua sociedade).
2. Que significa afirmar que as ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãosvão muito além de sua regulamentação jurídica formal?
Significa que os cidadãos são sujeitos de direitos e que, onde tais direitos não existam nem estejam garantidos, tem-se o direito de lutar por elese de exigi-los. E é esse o cerne da democracia. O homem é um ser de direitos, institui a democracia.
3. Explique em que medida um direito difere de uma necessidade ou carência ou de um interesse.Um direito difere de uma necessidade ou carência e de um interesse. Uma necessidade ou carência é algo particular e específico.