politicas
A ORDEM GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA .
A Guerra Fria, também denominada Velha Ordem Geopolítica, correspondeu ao conflito político-ideológico entre as duas superpotências vencedoras da II Grande Guerra: os Estados Unidos, defensores do capitalismo, e a União Soviética, defensora do socialismo( Bipolarização Geopolítica)
Correspondeu ao período compreendido entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Recebeu a denominação de fria porque não ocorreram conflitos armados diretos entre as superpotências (somente indiretos tais quais a Guerra do Vietnã e do Afeganistão), embora o mundo todo temesse a ocorrência de um novo conflito mundial, uma vez que ambas as superpotências detinham significativos arsenais de armas nucleares. Curiosamente, o temor do possível uso de armas nucleares, resultou num período de paz armada , denominado equilíbrio do terror. O início da Guerra Fria foi resultado de uma série fatos geopolíticos, dentre os quais destacaram-se:
REVOLUÇÃO RUSSA (BOLCHEVIQUE- oUtubro de 1917) - A industrialização da Rússia ocorreu com atraso de mais de um século em relação à Inglaterra, mas foi favorecida pelo fim da servidão, que liberou mão-de-obra, e pelos investimentos estrangeiros. As péssimas condições de trabalho levaram os operários a se organizarem em torno de partidos com ideais socialistas. Divergências internas dividem o PDSOR (partido de oposição ao czar) em bolcheviques (vermelhos) e mencheviques (brancos). Duramente reprimidas, as rebeliões populares de 1905 fortaleceram as organizações partidárias e preparam o povo para a revolução. A Primeira Guerra Mundial enfraqueceu ainda mais o governo do czar Nicolau II. Em dois anos de luta, seu exército sofreu 7 milhões de baixas. A população civil padeceu com a fome e o desemprego. Em fevereiro de 1917, o czar abdicou e foi instalada uma república liderada por Kerensky (menchevique). Em novembro, os bolcheviques comandados