Politicas e Praticas de Gestão de Pessoas Sustentaveis
A Natura emprega ao todo 7.036 pessoas e, destas, 5.509 estão no Brasil. Em seu Relatório Anual, a empresa apresenta diversas ações de gestão de pessoas que envolvem políticas de educação, atração, engajamento, remuneração, diversidade e programas específicos para liderança e menores aprendizes.
Uma das mais importantes questões do planejamento estratégico da Natura é ter pessoas cada vez mais alinhadas à essência da organização. Ao que parece, esse caminho já tem sido percorrido pela área de gestão de pessoas, pois a reflexão, os projetos piloto e as mudanças efetivas nesse sentido já começaram.
Não é possível identificar o princípio dessas mudanças e o momento que a gestão de pessoas iniciou seu envolvimento com a sustentabilidade. Por ser este um conceito imbricado na essência e no Sistema de Gestão da Natura, o processo mostra-se evolutivo, acompanhando o desenvolvimento da organização.
Dessa forma, o envolvimento da sustentabilidade e a gestão de pessoas mostram-se constantes e, em determinados momentos, intensificam-se diante de objetivos e processos particulares da gestão. Foi possível perceber que, recentemente, a Natura e a área de RH vêm passando por um processo de análise e mudanças em suas políticas e processos com frentes de trabalho específicas.
A area de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental no gerenciamento de profissionais, desde a atração de talentos, aliando processos educacionais e de desenvolvimento, gestão do clima organizacional, até a remuneração, aplicando práticas gerenciais inovadoras e reconhecendo talentos.
Nossos colaboradores são considerados parceiros estratégicos na superação das sempre ousadas metas definidas pela Natura e nosso principal desafio tem sido a manutenção deste importante capital - o ser humano.
A Natura é formada por pessoas comprometidas com os projetos da empresa e determinadas a realizar com sucesso suas metas. Elas buscam realização na