Politicas sociais
SERVIÇO SOCIAL
POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Vitória da Conquista - BA
POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Políticas Sociais.
Profa. Adarly Rosana Moreira Goes.
INTRODUÇÃO
As políticas sociais que são estabelecidas no Brasil têm por finalidade corrigir erros históricos ou de melhorar a qualidade de vida das pessoas em diferentes formas atendendo as suas diferentes necessidades, as políticas sociais atuais no país são muitas como o bolsa família que visa acabar com a fome ou minimizar seus efeitos nas populações mais carentes e a política de cotas nas universidades. O grande entrave é que a produção capitalista e divisão social do trabalho permanecem as mesmas.
O Brasil tem um estado democrático de direito e por isso “todos os cidadãos são iguais perante a lei” assim está no artigo 5o da Carta Magna, mas para garantir essa igualdade muitas vezes se faz necessário políticas públicas com planejamento estratégico e gestão firme para que os direitos sejam garantidos. Um exemplo de políticas publicas que tem um plano de ação estratégico é a política das cotas nas universidades do Brasil.
No Brasil o sistema de cotas em favor dos menos favorecidos como afro descendentes, índios e outras etnias que são minorias tem causado controvérsias. A ação afirmativa ficou conhecida em outros países como sendo ações voluntárias, leis e orientações a partir de ações jurídicas ou agencias de fomento e regulação.
A principal área de contemplação dessas ações é o mercado de trabalho, sistema educacional e a representação política. No Brasil o mais conhecido é o sistema de cotas que oferece um certo percentual de vagas a alunos de etnias diferentes e minorias como os afro descendentes que pode ocorrer de maneira proporcional ou não.
POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
O direito a igualdade começa com o oferecimento de educação e