Politicas sociais
SERVIÇO SOCIAL
MICILENE GOMES DOS SANTOS
UMA ANALISE DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Alagoinhas
2012.1
MICILENE GOMES DOS SANTOS
UMA ANALISE DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Trabalho apresentado as disciplinas de: Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II e Planejameto Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. V Semestre.
Professores: Edna Braun, Jossan Batistute, Rodrigo Eduardo Zambon
Alagoinhas
2012.1
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 34
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 78
4 DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA 79
5 BIBLIOGRAFIA 815
1. INTRODUÇÃO
A proposta da descentralização e do controle social, em termos legais, propõe um caminho inovador para as políticas públicas brasileiras. Permite, em tese, a maior presença do cidadão na fiscalização dos recursos e da gestão das políticas setoriais. Uma presença que pode influir significativamente na agenda do governo em relação às prioridades e as metas a serem desenvolvidas nas áreas compreendidas pelas respectivas políticas. Essa maior presença e influência na agenda governamental requisita um exercício democrático que prescinde de uma qualificação dos atores que representam a sociedade civil organizada, como também de uma disposição política para a gestão democrática por parte dos atores governamentais.
Esse exercício, na realidade, está em construção histórica, uma vez que a sociedade brasileira não tem uma experiência republicana que instituiu a cidadania e a democracia como prática social cotidiana nos diferentes espaços sociais em que os brasileiros atuam.
Quanto à descentralização das políticas públicas, é importante destacar que a diversidade geopolítica dos municípios brasileiros tende a não ser considerada na implantação dos processos de descentralização das políticas setoriais. A descentralização de competências e responsabilidades para os municípios não estão sendo acompanhadas por uma correspondente descentralização de recursos que