politicas sociais basicas
O que é Política social?
São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições de vida ao cidadão de forma serena e justa.
Quais são as Políticas Sociais?
São as políticas que asseguram a população o exercício de diretos de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Sociais, Previdência Social, Justiça, Saneamento, Habitação Popular e Meio ambiente.
Teve por partida de movimentos do Capitalismo ainda na Revolução Industrial, das lutas operarias e desenvolvimento da intervenção estatal. E identificado as primeiras chamadas Políticas Sociais no final do século XIX, em relação aos movimentos de massa socialmente democratas e à formação dos estados nação na Europa Ocidental.
As políticas sociais no Brasil só surgem no final da Republica Velha, nos anos 20 (século XX) e começam a conquistar espaço no período getulista. Mas ate a Constituição Federal de 1988, o Pais não tinha quaisquer organização jurídico político que apontasse para a formação mínima de padrões de um Estado de Bem-Estar Social. Então, na década de 1980, foram reorganizadas as políticas sócias contra a Ditadura Militar. Desde então, se tornou ocasião de debate no contexto pela democratização do Estado e da sociedade Brasileira.
Dados históricos, segundo Raichelis (2000, p.62), revelam intensa participação da sociedade brasileira, no cenário das relações entre Estado e sociedade civil surgiram neste período novos espaços em que forças sociais foram protagonistas na formulação de projetos societários para o enfrentamento da crise social que atingiu o Brasil nos anos 80 e semeado da pobreza e da miséria, que colocou o País em alto nível de desigualdade social.
Por meio de conselhos, o objetivo é propor alternativas de políticas publicas criar espaço de debate entre governos e cidadãos. Hoje, nos municípios brasileiros ha um grande número de conselhos implementados em diferentes setores, o