POLITICAS ESPECIAIS
Unidade de Ensino: CEC
Disciplina: Políticas Especiais
Tutora: Maires Sousa dos Anjos
Tutora EAD:
Acadêmicas: Natália Vieira Sousa RA- 378961
Romênia Arruda Tavares RA- 354642
BARRA DO CORDA /MA
MAIO/2015
DISCRIMINAÇÃO RACIAL
A discriminação racial é um conceito que normalmente é confundido com racismo (e que o abarca), mas se trata de conceitos que não necessariamente coincidem. Enquanto o racismo é uma ideologia baseada na superioridade de uma raça ou etnia sobre outra, a discriminação racial é um ato que, embora esteja fundado em uma ideologia racista, não sempre o está. Ou seja, é preciso deixar claro que a discriminação racial positiva
(quando as discriminações têm como objetivo garantir a igualdade das pessoas afetadas) constitui uma maneira de discriminação cujo objetivo é combater o racismo.
A discriminação racial, tema alvo de debates calorosos, constitui, em pleno século XXI, preocupante realidade, ainda suportada por milhões de pessoas.
Fato é que um ser humano continua julgando outro ser humano, levianamente, não por suas atitudes ou pela nobreza de seus ideais, mas por sua cor, pelo fato de ter nascido com a pele menos escura ou mais escura, pertencendo ou não a uma suposta
"raça".
DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO
A importância do conceito de gênero, enquanto instrumento teórico
que permite uma abordagem empírica e analítica das relações sociais.
Priorizamos desenvolver, de forma breve, a constituição das relações de gênero, a divisão sexual do trabalho como uma noção que nos permite discutir as bases materiais desta constituição e a relação gênero-classe e raça. A produção de nossa existência tem bases biológicas que implicam a intervenção conjunta dos dois sexos, o macho e a fêmea. A produção social da existência, em todas as sociedades conhecidas, implica por sua vez, na intervenção conjunta dos dois gêneros, o masculino e o feminino.
Cada um dos gêneros representa uma particular contribuição na produção e reprodução da