Politicas Economicas
O governo atua na economia através de politica econômicas, que são politica monetária, politica fiscal e politica cambial. No Brasil a principal função do poder publico é zelar pelo bem comum, o governo para realizar essa função enquanto agente econômico interveem sobre intuito de prever condições favoráveis sobre determinadas variáveis para a população, através de instrumentos econômicos.
A política monetária controla a quantidade de moeda em circulação no país, a política cambial regulamenta as operações de exportação e importação e a política fiscal determina as fontes de arrecadação e os gastos públicos brasileiros.
Politica monetária
A politica monetária é responsável pelo controle da oferta de moeda na economia, meio de estabilizar e controlar ao máximo níveis de preços e garantir a liquidez ideal do sistema do país. Ela atua sobre os meios de pagamentos, títulos públicos e taxa de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito.
Umas das principais execuções do Banco Central (principal órgão executor da política monetária) é o monopólio da moeda obrigando o sistema bancário a manter parte de seus depósitos sob a forma de reservas bancárias depositadas no banco central. Esta demanda de reservas bancárias é compulsória e depende da alíquota fixada pelo banco central. Os bancos podem, por necessidade do próprio negócio, ter reservas adicionais, cujo volume varia em função das condições de mercado A política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda e pode ser restritiva e expansionista.
Formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros), a política monetária expansionista, incide positivamente sobre a demanda agregada. Ou seja, em uma política monetária expansionista, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objetivo de aquecer a demanda e