Politicas de saude
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – CAPES
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ENSINO A DISTÂNCIA – ne@ad/UFES
MARINETE SALES BAPTISTA
Módulo IX – Atividade I
Políticas de Saúde
Nova Venécia
2012
MARINETE SALES BAPTISTA
Módulo IX- Atividade I
Políticas de Saúde
Trabalho apresentado ao Curso de Especialização Gestão em Saúde do Núcleo de Educação e Ensino a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo, MÓDULO IX Atividade I como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde.
Prof:. Ms. Márcia Valéria de Souza Almeida.
Tutor Presencial: Maria da Penha Montovanelli
Vitoria
2012
Questão -Pagina 64
01- Qual a diferença entre o SUS e o modelo anterior de Sistema de Saúde? Elabore uma síntese com base na sua leitura desta unidade e a envie ao seu tutor.
Na década de 70, o modelo de saúde vigente era centralizado, privatista e curativo, baseado no conceito de saúde como ausência de doença e com foco na atenção médico-hospitalar, o modelo técnico-assistencial do SUS, baseia-se em uma concepção ampliada do processo saúde-doença, distinguindo-se desse por associar inteiramente as ações preventivas às ações curativas e a saúde coletiva à atenção individual e por não centrar o atendimento à demanda por assistência médica.
A assistência médica estava vinculada ao princípio do seguro social, em que o direito estava restrito às clientelas envolvidas diretamente com o financiamento do sistema por meio das contribuições sociais previdenciárias, o novo modelo distingue-se desse, por configurar o modelo de seguridade social, em que as clientelas são beneficiadas independentemente de sua contribuição ao financiamento do sistema, porque ele é assumido pelo conjunto da sociedade.
Este sistema era centralizado no Estado, ficando mais claro a dicotomia entre as ações de saúde pública e assistência médica. Com a Constituição de 1988, baseados nos princípios do SUS, o sistema passa a ser gerenciado de forma