politicas de dividendos
Ciências Contábeis 4 Período
Resumo
A proposta deste trabalho consiste em analisar a política de distribuição de dividendos, Decisões sobre a distribuição de dividendos ou não é de estrema importância para o sucesso de uma organização junto aos acionistas, tendo assim as oportunidades financeiras da organização para seu crescimento e desenvolvimento.
Fundamentação Teórica
Dividendos
A distribuição do lucro de uma empresa aos seus acionistas, sendo essa distribuição de lucro em forma de dinheiro é dado como dividendos. Assim poderão ser utilizados na distribuição de dividendos o lucro do exercício, os lucros acumulados, as reservas de lucros e também a reservas de capital, porem a reserva de capital somente poderá ser distribuídos para acionistas preferenciais, em casos específicos, não poderão ser distribuídos do capital social.
Preferência no Recebimento de Dividendos e suas formas de pagamento
As ações preferenciais da ao seu acionista titular prioridades na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, e no reembolso do capital, assim recebem dividendos em dinheiro, entretanto, as ações preferenciais não dão direito a voto ao acionista na Assembleia Geral da empresa. Os acionistas de Ações Ordinárias, é um tipo de ação que confere ao titular os direitos na participação nos resultados da empresa, assim seus dividendos é em forma da valorização de suas ações, os acionistas ordinários diferentes dos acionistas preferenciais detêm o direito a voto nas assembleias da empresa. Cada ação ordinária corresponde a um voto na Assembleia Geral.
Dividendos Obrigatórios
O dividendo obrigatório deve ser distribuído a todas as ações, sejam elas ordinárias ou preferenciais e, de acordo com Santos e Schmidt, foi instituído pela Lei 6.404/76 com o objetivo de evitar que os acionistas minoritários continuassem sendo prejudicado com a retenção indiscriminada dos lucros pelas companhias.
Juros sobre Capital Próprio (JSCP)
Representa uma