Política de Dividendos
Explique a mecânica de pagamentos de dividendos.
Os dividendos a serem pagos aos acionistas são definidos pelo Conselho de Administração da empresa e são pagos a todos os acionistas registrados até determinada data. Algum tempo após a referida data os cheques são eniados aos acionistas. As ações negociadas anteriormente à data mencionada poderão ou não ser vendidas “com dividendos”.
“Tenho escutado milhões de vezes que os dividendos são pagos a partir do lucro. Recentemente ouvi um especialista em finanças afirmar que os dividendos somente podem ser pagos se existirem recursos em caixa.” Formule uma resposta, completa, para a pessoa que que fez a afirmação acima, de maneira a eliminar qualquer confusão que ela poderá ter sobre os conceitos mencionados.
Existem limitações legais que regem o pagamento de dividendos, visando proteger os credores da empresa contra dividendos excessivos. As empresas podem distribuir como dividendos as reservas de capital, mas não o seu capital social (o capital social consiste no valor nominal de todas as ações em circulação e as reservas representam a diferença entre a situação líquida da empresa e o seu capital social). A maioria das empresas opta por pagar dividendos que representem um percentual do “lucro líquido por ação”.
A opção pelo pagamento de dividendos, entretanto, não necessariamente implica na existência de recursos em caixa, visto que a empresa têm suas políticas de investimento e endividamento. Ainda assim, esta empresa poderia captar recursos necessários ao pagamento dos dividendos mediante a emissão de novas ações.
Por quê uma empresa recompraria suas ações ordinárias? (isto é, qual o significado econômico ou financeiro relacionado com a recompra das ações?)
A recompra de ações por parte de uma empresa pode ser interessante à medida que a mesma disponha de mais recursos em caixa do que precisa, incluídas as necessidades de investimentos. A situação de disponibilidades