Politica
Diante dos fatos observados ate o momento, podemos concluir que no Brasil a diversidade étnica, social e econômica faz com que repensemos nossa forma de agir dentro do grupo social a qual compartilhamos experiências diversidade.
A desigualdade social é dos principais motivos para a migração, e tais deslocamentos devem ser relacionadas também a exclusão social e a desigual distribuição de renda do país. O respeito as diferenças devem nortear o rumo de nossa objetividade sem nos esquecer que a construção de uma sociedade realmente igualitária se da por atitudes de alteridade e que esta por sua vez alimenta a cadeia de desenvolvimento humano.
Levando em conta a direta relação entre a sociedade e seu contexto local e social, podemos concluir que a identidade cultural é também um processo dinâmico, de construção continuada, que se alimenta de várias fontes no tempo e no espaço. Ou seja, cada identidade é construída de acordo com o âmbito social e cultural das pessoas em cada contexto, e muda constantemente e paralelamente de acordo com as alterações da sociedade.
Portanto, podemos considerar que o filme “Central do Brasil, como um ambiente que demonstra as representações sociais, ou seja, como um mediador de representações em torno das identidades culturais brasileiras e que nos permite compreender tanto os enfrentamentos, as permanências e as mudanças presentes no campo social, quanto à formação das novas identidades culturais.
REFERÊNCIAS
GONÇALVES, Pauliana. Identidade Coletiva. www.redepsi.com.br Acesso em 05-11-2011
FERREIRA, Maria Paula. Condicionantes Estruturais da Regionalização www.scielo.br Acesso 10-11-2011
LIMA, Gleiton Luis de. Formação Social e Política do Brasil:Serviço Social. São Paulo: Paearson Education do Brasil, 2009.
ALBIAZZETTI, Giane. Antropologia: Serviço Social.. São Paulo: Paearson Education do Brasil, 2009.
RAMPAZZO, Lisneia Aparecida. Psicologia Geral: Serviço Social São Paulo: Paearson Education do Brasil, 2009.