politica
Assim a Itália passou a desenvolver então um importante papel ou posição geoeconômica com relação a outros países, dentro os quais aqueles que possuíam uma necessidade de desenvolvimento e que dependiam de produtos mais bem industrializados da região Italiana como a do aço e do ferro. Porém, o seu crescimento econômico era muito mais sentido na região norte do país que possuía uma maior intensificação industrial em relação à região Sul italiana, que era composta principalmente por camponeses.
Apesar disso a Itália passou por varias dificuldades em relação aos seus concorrentes, principalmente no período da Primeira Guerra Mundial. Naquele momento passou a se observar o maior crescimento econômico industrial, em relação às outras potencias como Inglaterra e Alemanha, a Itália também necessitava importar vários produtos, principalmente a eletricidade, isso tornava um país bastante dependente comercialmente e o fragilizava economicamente em relação a estas super- potências.
Uma das principais dificuldades encontradas no fim do século XIX pela Itália era a dificuldade em reunir um exercito confiável o que levaria o país a algumas batalhas desastrosas, levando-o assim a ser visto com olhares cautelosos e uma eficiência discutível. Isso levaria a Itália a ser considerada inferior numérica e tecnicamente, em relação especialmente aos Franceses e aos Austro-húngaros. Outro principal problema, também se