Politica
Marina Manzoni
Turma 32B
1. É possível comparar a política do interior de Minas Gerais de tempos atrás com o que acontece no Brasil de hoje? Por quê? O que percebemos hoje em dia são pessoas cada vez menos interessadas, prevalecendo sempre à alienação. As ideologias partidárias deixaram de existir, e isso faz com que mais ainda a população desconheça a situação em que estamos inseridos. Porém, ainda assim muitos "defendem" seus partidos, se dizem adeptos a certa ideia, a qual praticamente deixou de existir, orgulhosamente. Estas ações mostram com clareza e objetividade a ignorância do povo brasileiro. Então, concluímos que vivemos uma política parecida com a de Minas, porém com menos fervor, intensidade e com certeza mais insciente. 2. O autor afirma que nada mudou nos últimos 80 anos. Será que os partidos, o sistema eleitoral, as disputas e o cenário político permanecem semelhantes? O que mudou e o que não mudou durante esse período? Procure exemplos.
A política nos últimos 80 anos não se transformou, o que era e continua sendo necessário. Os partidos não mudaram, continuam sem ideologia e lutando incansavelmente pelo poder. O sistema tentou se aperfeiçoar com a redemocratização, mas ficou devendo e hoje uma reforma eleitoral é mais que necessária. As disputas continuam se baseando pelos interesses e assim continuamos vivendo uma pseudo democracia.
1. O estado deve ter a capacidade de defender o interesse de todos. Isso acontece no Brasil? Quem está no poder atende aos interesses da maioria da população?
Não, porque muitas pessoas não tem voz perante ao estado. E a lei só é cumprida, quando muitas vezes as pessoas entram com ações judiciais.
2. De acordo com o texto, qual é a relação entre poder político e o poder econômico?
O poder econômico tem muita influencia política. Pois o poder político, no sentido amplo da palavra, envolve natureza, capital e trabalho.