politica
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Obs. Slides elaborados a partir de trechos da obra referenciada.
O valor da força de trabalho, isto é, o tempo de trabalho necessário para a produção dessa força determina o tempo de trabalho necessário para reproduzir o valor dela.
6h
6h
Mais-valia
Valor da força de trabalho Trabalho excedente
Trabalho necessário
Trabalho não-pago
Trabalho pago
Meios de produção
Capital constante - c
Força de trabalho
Capital variável - v
Para aumentar a produtividade, há a necessidade de uma alteração no instrumental ou no método de trabalho, ou em ambos ao mesmo tempo.
Entendemos aqui por elevação da produtividade do trabalho em geral uma modificação no processo de trabalho por meio da qual se encurta o tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de uma mercadoria, conseguindo-se produzir, com a mesma quantidade de trabalho, quantidade maior de valor-deuso.
É mister que se transformem as condições técnicas e sociais do processo de trabalho, que mude o próprio modo de produção, a fim de aumentar a força produtiva do trabalho. Só assim pode cair o valor da força de trabalho e reduzir-se a parte do dia de trabalho necessária para produzir esse valor.
Mas em nada altera o valor da força de trabalho o aumento da produtividade nos ramos de atividade que não fornecem nem esses meios de subsistência nem os meios de produção para produzi-los. 3h
Meios de produção
9h
Valor da força de trabalho Mais-valia
A mais-valia absoluta é produzida pelo prolongamento do dia de trabalho, e a mais-valia relativa é decorrente da contração do tempo de trabalho necessário e da correspondente alteração na relação quantitativa entre ambas as partes componentes da jornada de trabalho.
A mais-valia relativa varia na razão direta da produtividade do trabalho. Eleva-se ou cai com a ascensão ou queda da