politica
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL
MARIANGELA BEZERRA LUCAS
MÔNICA FRAGA
EDUARDO SOBRAL
FLUXO DE MATERIAIS
CAMAÇARI 2014.1
MARIANGELA BEZERRA LUCAS
MÔNICA FRAGA
EDUARDO SOBRAL
FLUXO DE MATERIAIS
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina “Administração da produção e operações” do curso de Graduação Administração Geral, 7º. Semestre da FAMEC - Faculdade Metropolitana de Camaçari, orientado pelo professor (a) Hellen Cristina Sousa.
CAMAÇARI
2014.1
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Os estoques estão, em geral, no topo da agenda de preocupações, não só dos gestores financeiros, que se preoccupam com a quantidade de recursos financeiros que os estoques “empatam” e seus correspondentes ccustos, dos gestores comerciais, que se preocupam com o prejuízo no atendimento aos clientes que uma possível indisponibilidade do estoque de produtos acabados pode acarretar, dos gestores fabris, que se preocupa com a onerosa ociosidade de sua fábrica, que uma possível falta de matéria prima – prima pode acarretar isso só para citar alguns.
Ao mesmo tempo, é frequente encontrar operações com altos níveis de estoques e, contrariamente ao que se poderia esperar, também com baixos níveis de atendimento aos clientes. Isso parece contraditório, porque poder – se ia esperar que altos níveis de estoques aumentassem as chances de que os clientes achassem os produtos mais disponíveis. Bem, isso certamente seria verdade, se... Os itens corretos estivessem sendo mantidos em estoques nas quantidades corretas! O que ocorre, frequentemente, entretanto, não é isso, mas a manutenção dos níveis errados de estoques para os diversos itens. Em outras palavras, muitas vezes por imperfeições no uso de técnicas e conceitos de gestão de estoques, acaba – se tendo excesso de estoques, acaba ao mesmo tempo em que se