politica
Responda as questões abaixo e, ao final, envie seu arquivo.
QUESTÃO 01: A partir das discussões iniciais realizadas na disciplina, responda:
a) O que é “Racionalidade”?
A racionalidade é o resultado da maneira que se faz para resolver problemas. Ato de uma operação mental de uma decisão a ser tomada que consiste em estabelecer relações entre elementos dados.Nesse caso, os atos racionais elevam sua estima ou desejos, dadas determinadas crenças. Colocando de outra maneira, a racionalidade precisa que crenças, desejos e ações se relacionem de uma forma particular para que possamos agir com racionalidade.
b) Na sua visão, qual a importância de se compreender a “racionalidade” para a tomada de decisão nas organizações?
QUESTÃO 02: O Oportunismo muitas vezes está relacionado com o nível e informação que as partes possuem e como fazem uso destas. Em um contexto de negociações e de tomada de decisão, explique:
a) Qual a relação existente entre Assimetria de Informação – Racionalidade Limitada – Oportunismo?
b) Como os agentes devem lidar nos contextos decisórios para evitar o oportunismo e ter decisões mais acertadas?
QUESTÃO 03: Há diferenças claras entre dois processos genéricos de tomada de decisão: Decisões centralizadas e Decisões coletivas (participativas/democráticas). Estas diferenças se dão em função de se realizar decisões nas cúpulas administrativas ou de se dividir a responsabilidade de decisões de forma coletiva, respectivamente. Além disso, estas se diferenciam em relação ao controle do processo e no acesso e uso de informações para se realizar escolhas nos processos organizacionais. A respeito destas diferenças, responda:
a) Em quais contextos é mais necessário, interessante e/ou eficaz se adotar um ou outro tipo de tomada de decisões (centralizadas e coletivas)? Cite e explique se possível exemplifique.
b) Qual deve ser o papel dos gestores em relação à tomada de decisão nas organizações? Será que tudo pode ou deve