codificação capitulo 2
Segundo, Mário L. Erbolato transfere seus conhecimentos em comunicação jornalística e utiliza de exemplos de outros para descodificar o titulo do livro “Técnicas de Codificações em Jornalismo”, objetivo percorrer os setores de uma redação de jornal e classificar as ações internas trazendo a tona os enigmas da noticia.
A notícia pelo olhar do saudoso, Júlio de Mesquita Neto já falecido em 05 de junho de 1996, ex-diretor-responsável de “O Estado de São Paulo” (jornal) em vida definia a produto a notícia como um ser vendido com valor intrínseco, ou seja, dentro da notícia existe agregadamente a opinião que poderá transformar o pensamento dos leitores.
A notícia adiantada (sob embargo) – Salienta que toda informação chegada à redação, teria que haver uma filtragem antes de ser publicada para não cometer erro na informação, a essa filtragem demanda um retardo da noticia dada, alguns meios são utilizados para o fechamento da notícia como acompanhamento pelo rádio ou a chegada de novas informações pelos repórteres poderá alterar o conteúdo anulando a primeira ou acrescentando dados.
Utilizando das experiências de Júlio de Mesquita Neto ela relatou de que, “o publico quer que um jornal que exprima o que ele apenas consegue pressentir”. A informação retardada – Acontece no retardamento da informação na redação, consiste em checar os fatos, não precipitando em noticiá-lo caso se faça sem conclusão dos fatos poderá causar prejuízos, até a segurança de quem produz a notícia; exemplo assuntos que ocorreram na Segunda Guerra Mundial.
Na maioria das notícias impressa não é possível chegar ao publico em tempo real como o rádio, TV e atualmente o advento da informação no canal virtual ‘internet’, mas a notícia impressa tem suas vantagens que possibilita o leitor ter em mãos para analisar os fatos e discutir posteriormente ou na hora que lhe convier.
Com efeito, toda noticia é considerada retardada na sua informação, sobre tudo