POLITICA
PERISSINOTTO, Renato.2009. “Gaetano Mosca, As elites políticas: questões de teoria e método”. Curitiba : editora IBPEX.
MOSCA,G. 1954. A classe Dirigente.Edit. da Universidade de SP.
Gaetano Mosca (Palermo,1858 — Roma,1941), foi professor de direito constitucional na Universidade de Turim, publicou sua obra maxima em 1896 entitulada Elementi di scienza politica.
Os fundadores da teoria das elites se preocupavam em fazer uma análise científica dos fenômenos políticos.
Para Mosca, qualquer ciência resulta de um "sistema de observações", do uso de "métodos adequados e coordenados", com propósito de chegar ao conhecimento de "verdades indiscutíveis", que seriam inacessíveis à observação comum.
O autor relata que Mosca defendia que os procedimentos rigorosos de observação e verificação, plenamente estabelecidos nas ciências da natureza, fossem estendidos às ciências sociais e não aceitou a alteração das explicações dos fenômenos naturais para os fenômenos sociais.
Segundo as argumentações do autor Mosca demonstra que os homens não lutam para exterminar uns aos outros, mas para predominarem uns sobre os outro. Para ele, o método a ser utilizado na observação dos fenômenos sociais e políticos é o método histórico.
Esse método Histórico é comparativo, pois este fornece os acontecimentos do passado como ferramentas para entender o que há no presente. E armado com este método, Mosca constatou ao longo de seus estudos a presença da classe política (ou dirigente) como membros da classe governante e das massas, como os governados.
A classe dirigente ou política, menos numerosa e organizada, exerce funções políticas, monopoliza e detém o poder desfrutando das vantagens que lhe estão associadas; e a dirigida, mais numerosa e desorganizada é regulada pela primeira. Desse modo quanto mais numerosa a massa, mais fácil será o domínio pela minoria.
Explica que a diferença entre uma sociedade e outra é o tipo de classe política possuídos por elas.
A