politica
Economia: Generalidades, Introdução, Conceitos de Micro e Macroeconomia
TEXTOSPARA REFLEXÃO (01)
INTRODUÇÃO A ECONOMIA
Diariamente vimos nos jornais, revistas, rádios e televisão, inúmeras questões econômicas:
Aumento de preços
Desemprego
Setores que crescem mais que outros
Crise no balanço de pagamentos.
Valorização ou desvalorização da moeda
Diferenças de rendas em várias regiões do país
Taxas de juros
Elevação de impostos e tarifas
Uma família comumente se depara com muitas decisões. Deve decidir quais tarefas cabem a cada membro e o que cada um desses membros recebe em troca:
Quem lava a louça?
Quem faz o jantar?
Quem come o último pedaço da sobremesa?
Quem estuda em escola pública? Quem estuda em escola privada?
Quem escolhe o programa de televisão que será assistido?
Enfim, a família deve alocar os recursos escassos entre os vários membros, levando em conta a capacidade, esforços e desejo de cada um. Como uma família, a sociedade se depara com muitas decisões. Deve decidir quais tarefas serão executadas e por quem.
A sociedade precisa de gente para produzir alimentos, fabricar e criar carteiras, quadros, software. Uma vez que a sociedade tenha alocado as pessoas (aqui incluímos terra, prédios, máquinas e capital) entre as várias tarefas, deve alocar também os bens e serviços que elas produziram. Deve decidir quem comerá o caviar e quem comerá as batatas. Quem andará de Rolls Royce e quem andará de ônibus.
A administração dos recursos da sociedade é importante porque os recursos são escassos. Escassez significa que a sociedade tem menos a oferecer do que aquilo que as pessoas desejam ter.
Os recursos (máquinas, trabalho, capital, petróleo, etc.) estão disponíveis em quantidades limitadas. Com esses recursos, mesmo escassos, produzem-se bens e serviços (alimentos, automóveis, saúdes, lazer etc ). A escassez sempre existirá porque as necessidades são superiores aos meios disponíveis para satisfazê-los.
Lembre-se: os