politica e economia da espanha
Corresponde ao rei:
Sancionar e promulgar as leis.
Nomear e separar os membros do Governo, a proposta do Primeiro-Ministro.
Expedir os decretos acordados no Conselho de Ministros.
Conceder honras e distinções de acordo com as leis.
Ser informado dos assuntos de Estado e presidir, a estes efeitos.
Exercer o Alto Patrocínio das Academias Reais.
Ter o comando supremo das Forças Armadas.
A bancada legislativa é composta pelo Congresso dos Deputados e o Senado.
O poder executivo está no Conselho de Ministros. É chefiado pelo presidente do governo (primeiro-ministro).
O poder judiciário é exercido por juízes e magistrados, e composto por diferentes tribunais. O papel do judiciário é regulado pelo Conselho Geral do Poder Judiciário da Espanha cujo presidente é também o presidente do Supremo Tribunal.
Educação
A reforma da educação espanhola, que hoje garante acesso ao ensino médio a 79,5% dos jovens entre 15 e 19 anos, começou na década de 1970, num processo de abertura restrita ainda sob o governo de Augusto Franco.
Depois da morte do ditador, em 1975, as forças democráticas construíram o Pacto de Moncloa, os partidos políticos e os sindicatos, que deram o impulso às reformas.
Foi o pacto que permitiu multiplicar por dois, o orçamento da educação pública entre 1977 e 1980 e registrar na história do país decisões importantes, como a dos trabalhadores que abriram mão de receber aumentos salariais para garantir a cota da educação no orçamento do Estado.
A formação continuada é uma das características da educação de lá. Quanto maior a formação, mais salário. Mas esses incentivos também são acompanhados de avaliações que são feitas periodicamente pelo Instituto de Avaliação da Qualidade da Educação.
Curiosidades
O trabalho remunerado de