Crise economica Russia e Espanha
Faculdade de Ciências Sociais
Curso de Relações Internacionais
Crise econômica e as diferentes saídas europeias: O desastre espanhol e a recuperação russa.
Ygor Ricca Ori da Fé
São Paulo
2013
YGOR RICCA ORI DA FÉ
Crise econômica e as diferentes saídas europeias: O desastre espanhol e a recuperação russa.
Pré- Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina Sociologia II do Curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais ministrada pela Professora Doutora Carla Cristina Garcia.
São Paulo
2012
Sumário
Introdução 3
Descobrindo a crise 4
Os dilemas da Espanha 6
O caso russo 8
Conclusão 10
Bibliografia 11 Introdução
Pensar a crise econômica pode a principio parecer uma tarefa fácil. Isso porque no dia a dia vemos os noticiários dando palpites e informações como se fosse simples analisar toda a dinâmica social e econômica de um país e dizer como ele se encontra dentro de uma crise financeira.
Este pequeno trabalho não apresenta esta pretensão, pelo contrário, ele tem o objetivo de apresentar o que foi a crise econômica, e como ela se desenvolveu em dois países que apesar de sua relativa proximidade lidaram de forma bem diferente a crise por diversos motivos.
Ao tratar da Espanha e da Rússia percebe-se claramente que apesar de estarem próximos geograficamente, eles se encontraram em situações completamente diferentes no momento em que a crise estoura em suas portas. E mais importante que isso, o modo como eles lidaram com a crise que faz com que eles atualmente se encontrem em posições eu diria extremas.
Descobrindo a Crise
O que se viu na mídia durante os últimos anos sobre a crise financeira que assolou o mundo, mas nem tanto o Brasil, é que ela foi causada pela