POLITICA SOCIAL
O presente trabalho será desenvolvido conforme proposta das Atividades Práticas Supervisionadas, através da leitura do texto proposto na etapa nº 1 do passo 2 “Estado e Políticas Públicas Sociais” da autora Eloisa de Mattos Höfling, será discutido entre o grupo a distinção feita pela autora no texto entre Estado e Governo, bem como sua definição de Políticas Públicas, o Estado Neo Liberal. Assim o grupo produzirá um texto estabelecendo uma conexão com a política educacional e a Constituição Federal de 88.
A proposta de trabalho sugerida na etapa nº 2, passo 1 constitui na leitura sobre a Constituição de 1988, Título VIII, da Ordem Social, destacar dois pontos que tenham chamado a atenção do grupo, transcrevendo-os e após debatê-los, evidenciando os motivos pela qual os escolhemos, considerando o que se observa na atualidade do país. No passo 2, ainda no título VIII, seção IV “Da assistência social”, o Art. 203 descreve os objetivos da assistência social, após debate em grupo dar ênfase à questão: Atualmente estes princípios são estritamente seguidos? Por quê? O que pode melhorar no que diz respeito a esse quadro como um todo?
Para finalizar as etapas nº3 e nº4, enfatizam A cidadania e direitos sociais como conceitos fundamentais do Estado de Direito e as Perspectivas do serviço social, atividades para que sejam pensados como o Serviço Social na atualidade foi influenciado pela promulgação da Constituição de 1988 e quais são os desafios que o mesmo permanece enfrentando.
Diferentes concepções de Estado: Estado Liberal – Social Democrata e o Socialismo Real – o Estado proposto pelas idéias Neo Liberal.
Segundo a autora Estado é o conjunto de instituições permanentes como órgãos legislativo, tribunais, exército e outras que não formam um bloco monolítico necessariamente que possibilitam a ação do governo; e Governo, como o conjunto de programas e projetos que parte da sociedade (políticos, técnicos e organismos da sociedade civil e