politica social
Maquiavel, tem-se a busca de uma abordagem racional do exercício do poder político por meio do estado, naquele momento ele era visto como um “Mediador Civilizador” caberia ter o controle das paixões ou seja um desejo insaciável de vantagens materiais, próprias aos homens em estado a natureza.
Hobbes dizia que ,no estado de natureza, os apetites e as aversões determinavam as ações voluntárias dos homens que preservam a liberdade vantajosa as condição natura e o medo da violência e da guerra, a opção racional no sentido dos homens refrearem suas paixões, num contexto em que o “O homem é o lobo do homem “
John Locke com a ideia hobbesiana de que os homens se juntam na sociedade politica para se defender da guerra de todos contra todo. Porem ele relatava que a monarquia absoluta era incompatível com o governo civil
Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.
Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeito, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.
A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas