politica social
A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses.
Seguridade Social
A Seguridade Social (Brasil) ou Segurança Social (Portugal e PALOP) consiste num conjunto de políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações como a velhice, a doença e o desemprego. A comparação dos sistemas de seguridade social desses distintos países, constituem-se como um excelente campo de pesquisa dos efeitos da colonização portuguesa, no Brasil tentou-se repetir a proposição da criação das Santas Casas de Misericórdia e demais instituições de caridade, uma em cada Estado (como se chamam as divisões territoriais no Brasil). Outro determinante comum a todos os sistemas é influência da concepção do estado de bem-estar social entre outras proposições de reforma social.
Proteção Social
O Programa de Proteção Social visa promover e prestar apoio ao objetivo estratégico da OIT de “melhorar a cobertura e a eficácia da proteção social para todos”, através do reforço de capacidades nos domínios da segurança social, da saúde e segurança no trabalho, das condições de trabalho, da migração internacional da mão‑de‑obra e do VIH e SIDA.
Existe um défice substancial de proteção social em cada um destes domínios, quer a nível mundial quer a nível nacional, o que acarreta elevados custos humanos e económicos. Metade da população mundial não beneficia de qualquer segurança social, como seguros de saúde, pensões ou subsídio de desemprego, e 30 % dispõe de uma cobertura reduzida. Osacidentes de trabalhoe as doenças profissionais são a causa de 6 300 mortes, todos os dias, registando‑se anualmente a ocorrência de mais de 337 milhões de