politica social
Sob a orientação da Professora: Beatriz
São Paulo, agosto de 2013
A política social surgiu como forma de amenização entre direitos humanos e governo, tendo como base o dever de garantir a população o exercício dos direitos, tendo acesso à educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência social, entre outras políticas, buscando visar o bem estar da população, porém se aprofundarmos um pouco mais podemos notar que a política social está voltada aos interesses das classes dominantes.
Atualmente, a política social que é imposta pelo poder publico, não propicia uma vida digna a força de trabalho.
A preocupação do Estado é reproduzir a força física trabalhadora, descartando a prioridade dos recursos financeiros arrecadados em beneficio dos empregados.
Essa política adotada passa despercebida a população menos instruída, fazendo com que prejudique grande massa de trabalhadores.
Todas estas medidas, para que não se tornem pacotes autoritários, precisam ser baseadas num processo efetivo de participação e negociação com os interessados, seria de extrema importância mudanças que favorecessem a população, através de novos espaços de participação construindo um possível caminho propondo mudanças para a política social.
As políticas sociais são formas de manutenção da força de trabalho econômica e politicamente articuladas para não afetar o processo de exploração capitalista e dentro do processo de hegemonia e contra-hegemonia da luta de classes.
Há uma grande contradição entre os objetivos da política social já que é vista como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais,