Politica social
Grupo de estudo – Serviço social no cotidiano
POLÍTICAS SOCIAIS
NO MUNDO
Em geral...
A existência de políticas sociais é um fenômeno associado
à constituição da sociedade burguesa (modo capitalista de produzir e reproduzir-se); momento em que reconheceu-se a questão social inerente às relações sociais nesse modo de produção);
Um consenso diz que no final do
Questão Social - conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que surgiram da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. 1ª Nota: NETTO, José Paulo, p.9,1947 Capitalismo Monopolista e SER.
Século XXI, foi o período de criação das Primeiras legislações e medidas de Proteção social;
• Já a generalização das medidas de seguridade social no
capitalismo se dará no período pós 2ª Guerra Mundial
Na realidade, desde o período feudal discute-se sobre o
papel do Estado, sua responsabilidade e funções diante a sociedade e seu bem-estar!
Maquiavel – abordagem racional do exercício do poder público, por meio do Estado, uma espécie de mediador civilizador. Hobbes – segundo ele os homens se juntam na sociedade política para se defender da guerra de todos contra todos. “O homem é o lobo do homem.” Jean Jackes Rousseu – para ele o homem nasce bom, mas a sociedade que o corrompe. Fala que o Estado foi uma criação dos ricos para preservar a desigualdade e a propriedade. Sua saída é um Estado cujo poder reside no povo – vontade geral
John Locke – para ele era necessário que o poder político estivesse nas mãos de corpos coletivos de homens. Onde este poder, tem origem num pacto estabelecido pelo consentimento mútuo dos indivíduos que compõe a comunidade.
Estado Mínimo
No século XVI, havia o interesse de romper com a
aristocracia e o clero, do Estado Absoluto, pois a sociedade burguesa já existia porém não consolidada como classe dominante!
Momento este baseado no pensamento de Adam Smith,
onde o mercado é que