Politica gestão ambiental
As políticas de gestão ambiental se preocupam em como intermediar as atividades realizadas por empresas, entidades públicas, indústrias, etc, que agridam o meio ambiente, causando danos aos meios físicos-naturais, ou pondo em perigo a saúde da sociedade, mediando-as com as possíveis soluções para amenizar esses danos.
As empresas ou organizações precisam declarar de que forma pretendem se posicionar em relação à gestão ambiental, reconhecer os impactos da sua atividade principal no meio ambiente, e admitir a necessidade de monitoramento e gerencialmento dessas atividades, permitindo ter controle das ações realizadas. Além de adotar medidas de melhorias contínuas para na gestão ambiental.
Através de treinamentos e campanhas de conscientização ambiental, desenvolver as habilidades e competências de todos os funcionários, para que se autoconscientizem do sistema de gestão ambiental, incentivando-os a tratar de forma adequada o consumo de água, a poluição atmosférica, reduzir a geração de resíduos, descartar corretamente o lixo, e o cuidado para não poluir a água.
As políticas devem ser adotadas para garantir a preservação do meio ambiente, e subsidiar a diminuição da agressão causada, e também, para evitar que a população sinta os efeitos negativos da degradação do meio.
No caso de um posto de saúde, deve-se preocupar com: A coleta seletiva do resíduos sólidos, perfurantes e infectantes, é preciso que sejam separados e devidamente coletados, não descantando-os em lixos comuns;
Higiene da água para consumo;
Contaminação do ar e do solo, para que não proliferem doenças e infecte os pacientes e funcionários;
Higienização;
contaminantes ambientais e substâncias químicas;
A atividade exercida por um posto de saúde é de extrema importância à sociedade, pois cuida da saúde, mas também perigosa ao meio ambiente, bem como também para a população caso políticas eficazes não sejam adotadas para garantir a qualidade de vida interna no