Politica educacional
A Educação Básica está organizada da seguinte maneira: carga horária de 800 horas distribuídas em 200 dias letivos. Quanto ao currículo, segue uma base nacional ou complementada de acordo com a necessidade de cada instituição.
Educação Infantil, teve seu destaque após a promulgação da lei 9394/96 onde passa ser prioridade dos municípios com o intuito de atender as crianças de 0 aos 3 anos na creche, de 4 a 6 na pré- escola cuja finalidade é o desenvolvimento integral da criança , cuidar e educar seguindo orientações pedagógicas especificas para a faixa etária. Os professores devem possuir nível superior ou no mínimo nível médio. (magistério).
Ensino fundamental, etapa obrigatória por parte do poder público, cujas vagas são gratuitas. Objetiva a formação básica do cidadão, o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como base a leitura a escrita e o cálculo, enfim a compreensão do meio onde vive e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Os currículos incluem uma base nacional e uma linha diversificada que devem seguir as diretrizes nacionais.
O ensino médio, etapa final da Educação básica, com duração de 3 anos e visa uma formação geral em preparação para entrada no nível superior.
Ensino Superior, sua finalidade formar profissionais nas diferentes áreas do conhecimento incentivar o desenvolvimento de pesquisa . O meio de ingressar na faculdade é através de vestibular ou pela nota do ENEM. É ofertado em universidades, faculdades e institutos superiores.Temos cursos seqüenciais, cursos de graduação, pós-graduação de extensão.
Quanto às modalidades:
a) Educação técnica e profissional: os eixos que norteiam a educação profissionalizante são a cultura, a tecnologia a ciência e o trabalho.
b) Educação de jovens e adultos EJA,