Politica de benefícios
José Renilson Santos da Silva
Faculdades Metropolitanas Unidas
Introdução
Atualmente as maiores empresas brasileiras, nos seus diversos setores, utilizam-se de modernas práticas na gestão de seus recursos humanos, seja com o objetivo de atrair novos talentos ou reter os atuais no quadro de colaboradores, tendo ainda a preocupação com a melhoria na qualidade de vida de seus funcionários. Esta prática mostra-se como uma tentativa de valorizar o capital humano, reconhecendo que o diferencial das empresas são seus colaboradores.
Este artigo tem como finalidade descrever e comparar o que [estas] empresas brasileiras, aplicam como sendo as melhores ações na gestão de pessoas, no que tange sua política de benefícios para seus colaboradores.
Será analisado o conjunto de benefícios oferecidos aos seus funcionários, pelas cinco maiores empresas brasileiras, que figuram como as ações mais negociadas, considerando ranking da Bovespa. Após a coleta das informações, efetuaremos uma análise comparativa entre as políticas de benefícios que o Banco do Brasil coloca em prática com os seus colaboradores, por tratar-se de uma empresa de perfil conservador e distinto das demais empresas pesquisadas.
O presente trabalho mostra-se relevante na medida em que possibilitará uma visão comparativa que permitirá uma ponderação reflexiva sobre este importante tema na gestão de pessoas, que é a valorização do capital humano nas organizações.
As empresas, sua gestão de pessoas e as políticas de benefícios
- contextualizar organização
Quando falamos na moderna gestão de pessoas, podemos constatar que os indivíduos se tornaram o recurso mais importante das Organizações. Neste contexto, verificamos que há uma relação de interdependência entre as empresas e as pessoas que nela