POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL VISÃO POLITICA, ECONOMICA E SOCIAL.
VISÃO POLITICA, ECONOMICA E SOCIAL.
O
objetivo
desta
pesquisa
e
contextualizar,
os
acontecimentos acorridos ao longo de 25 anos, período em que se inicia com a constituição federal. E ao longo dos anos o cidadão brasileiro, vem ganhando mais reforço para que os direitos estabelecidos na constituição federal sejam de fato exercidos. Com arcabouço principal no trabalho e no desenvolvimento do profissional em Serviço Social. É através do assistente social, que os direitos estabelecidos na CF podem de fato serem aplicados, nas populações que realmente precisa. Vamos detalhar como foi elaborado as devidas leis e código do assistente social, e o que isso trás de beneficio para a sociedade e para o profissional, diante de varias frentes e como isso e visto e trabalhado, no senário politico, econômico e social.
Constituição Federal
A década de 80, também chamada de década perdida, trouxe um regresso muito grande ao país, isso tudo decorrente de anos de ditadura militar, lutas em torno da redemocratização do país. A insatisfação era generalizada. Os movimentos sociais saíram às ruas e se instala no país a discursão em torno de uma constituição que expressasse o anseio do povo brasileiro, onde se consta os direitos sociais básicos como; saúde, educação, assistência social, habitação etc.
Em 05 de Outubro de 1988, foi promulgada a Constituição Federal a então conhecida como constituição cidadã. Foram estabelecidas leis que abrange diversos segmentos com caráter democrático e direitos sociais.
“São direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer4, a segurança, a previdência social, a proteção á maternidade e á infância, a assistência aos desamparados, na forma desta
Constituição". (Art. 6° da CF/1988).
Colocando fim ao governo militar e estabelecendo um novo patamar para o sistema de seguridade social brasileiro, composto por um tripé; previdência, saúde