Politica ambiental
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de diretrizes adotadas para a implementação de uma política ambiental numa determinada empresa ou unidade produtiva que especifica competências, comportamentos, procedimentos e exigências a fim de avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços.
Em um SGA podemos destacar os seguintes elementos:
1. Política ambiental - declaração na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental. Neste documento ela expõe suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global e prevê uma estrutura para ação e definição de objetivos e metas ambientais.
2. Planejamento – onde a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades; cria processos e ações que visam atingir metas de curto, médio e longo prazos na tentativa de buscar melhorias ambientais, assegurando o equilíbrio de custos e benefícios, para a organização e para seus vários acionistas e interessados. No planejamento são definidos e documentadas as tarefas, responsabilidades, autoridades e procedimentos específicos para assegurar que cada empregado aja no curso de seu trabalho diário para ajudar a minimizar ou eliminar o impacto negativo da empresa no meio ambiente.
3. Implantação e operação – é o desenvolvimento e a execução de ações para atingir as metas e os objetivos ambientais. Nesta fase a empresa disponibiliza os recursos necessários, efetua o treinamento das pessoas envolvidas, faz com que as informações cheguem de forma clara a todos os funcionários.
4. Verificação e melhoria continua – é o monitoramento constante e a utilização dos indicadores afim de verificar se as metas e os objetivos estão sendo atingidos; É a verificação se o que foi documentado está sendo cumprido adotando se necessário medidas preventivas e corretivas. As exigências de capacitação e os mecanismos de apoio evoluem constantemente, ou seja, devem ser