Encefalo posterior
O encéfalo posterior é separado da medula espinhal pela flexura cervical e é dividido em uma parte caudal (mielencéfalo) e rostral (metencéfalo), pela flexura pontina. O mielencéfalo torna-se o bulbo (medula oblonga) e o metencéfalo torna-se a ponte e o cerebelo. Em seu interior, a cavidade do tubo neural irá dar origem ao IV ventrículo e o canal central do bulbo.
Mielencéfalo:
O mielencéfalo é a vesícula encefálica mais caudal e se diferencia no Bulbo Raquidiano. Sua estrutura é bastante semelhante à medula espinhal, entretanto, suas paredes laterais sofrem certa eversão. Assim como na medula, sua estrutura é composta por placas alares e placas basais, divididas por um sulco limitante.
Os neuroblastos das placas basais do bulbo dão origem aos neurônios motores. Esses neuroblastos formam núcleos que se organizam em três colunas de cada lado, sendo elas: eferentes somáticos gerais, eferentes viscerais especiais e eferentes viscerais gerais. Estes grupos de neurônios originam os núcleos motores dos nervos cranianos IX, X, XI e XII, que se localizam do assoalho do IV ventrículo ao sulco limitante.
Já os neuroblastos das placas alares formam neurônios que se dispõem em 4 colunas de cada lado, são elas: aferentes viscerais gerais , aferentes viscerais especiais , aferentes somáticos gerais e aferentes somáticos especiais. Estes grupos neuronais formam os núcleos sensitivos dos nervos cranianos V, VII, VIII, IX y X e os núcleos grácil e cuneiforme. Com relação a estes neuroblastos, eles também migram para a camada marginal para formar os núcleos Olivares.
Metencéfalo:
O metencéfalo inclui a região localizada da flexura pontina ao ístmo do Rombencéfalo. A porção metencefálica ventral mais uma contribuição Alar do mielencéfalo originam a Ponte, enquanto que a região posterior forma o Cerebelo. A ponte forma uma importante via nervosa entre a medula espinhal e os córtex Cerebral e Cerebelar e por outro lado, o