polimeros
Os polímeros são macromoléculas orgânicas (moléculas gigantes) formadas pela união sucessiva de monômeros (moléculas orgânicas pequenas). Entre os tipos de polímeros existentes, temos as borrachas, que podem ser naturais ou sintéticas.
As borrachas naturais são obtidas por meio do látex, secreção da seringueira (Hevea brasiliensis) que tem aspecto leitoso (líquido branco). O monômero que compõe a borracha natural é o isopreno, mostrado abaixo:
No entanto, essa borracha é muito quebradiça em dias frios e extremamente gosmenta em dias quentes. Assim, para se tornar útil para a fabricação dos mais diversos objetos, a borracha passa pelo processo de vulcanização, onde a sua estrutura é modificada. Átomos de enxofre são adicionados e unem as estruturas lineares iniciais do látex, formando pontes de enxofre que aumentam a resistência e a dureza da borracha.
Ao considerar esse assunto em sala de aula, o professor pode enfatizar para os alunos como é possível modificar a estrutura de um polímero por meio de uma atividade prática. O experimento a seguir é considerado muito divertido, pois o polímero que será obtido terá um aspecto gosmento, chamado por muitos de “geleca”, e o aluno poderá manipular.
Materiais e Reagentes:
Luvas de proteção individual;
Cola branca;
Bórax (pode ser adquirdo em farmácias);
Corante alimentício (pode ser anilina);
Água;
1 colher de café de plástico;
3 copos descartáveis grandes (usados para suco);
3 copos descartáveis pequenos (usados para café);
1 palito de sorvete.
Procedimento:
A primeira coisa a ser feita é produzir uma solução aquosa de bórax com título aproximado de 0,04 ou 4% em massa.
Mas é importante lembrar que o bórax é o tetraborato de sódio deca-hidratado (Na2B4O7 . 10 H2O), que é um material perigoso porque pode causar irritação na pele e nas mucosas. Por isso, o uso de luvas é imprescindível. Se o professor preferir, ele mesmo pode preparar essa solução e levar já pronta para seus