Polimeros
Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionarmos que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc.
Nesta seção você vai saber como a polimerização acontece e como os químicos produzem polímeros. Vai conhecer também a diversidade de polímeros existentes atualmente e como os mesmos foram obtidos. E ainda: a conscientização ambiental para o controle do descarte destes materiais no meio ambiente
Os polímeros são constituídos de macromoléculas orgânicas, sintéticas ou naturais.
Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
Os polímeros podem ser classificados em três grupos principais:
Termoplásticos
Termorrígidos
Elastômeros (borrachas)
Grande parte da aplicação dos polímeros em aeronaves são em forma de materiais compósitos.
A substituição do alumínio por compósitos poliméricos estruturais.
Permite uma redução de peso de 20 a 30%, além de 25% na redução do custo final de obtenção das peças.
A aeronave supersônica F22, utiliza em sua estrutura 24% de material compósito polimérico, 39% de titânio, 16% de alumínio, 6% de aço e 15% de outros materiais.
Vários polímeros de última geração estão sendo utilizados como poliamidas, poliimidas, PEEK [poli(éter-éter-cetona)], PEI [poli(éter-imida)], PPS [poli(sulfeto de fenileno)], PSU (polisulfona), entre outros.
Resina Epóxi: é usado no revestimento de embarcações e máquinas marítimas protege contra a corrosão.
Fibras e borrachas; são usados na construção de lanchas infláveis,