Polimeros
CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA
DISCIPLINA DE QUÍMICA
TUMA 4211
FELIPE THOMAS VARGAS DE SOUZA
VINICIUS RODRIGUES DA SILVA
TRABALHO SOBRE POLÍMEROS
NOVO HAMBURGO
2012
1 INTRODUÇÃO Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular. São macromoléculas nas quais existe uma unidade que se repete, chamada monômero.
Fonte da imagem: www.infoescola.com/quimica/polimeros
1.1 POLIMERIZAÇÃO Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros ou pela policondensação, que é uma reação entre dois monômeros distintos cujos produtos são o polímero desejado e outro composto.
2 POLÍMEROS NATURAIS Os polímeros naturais são aqueles que são encontrados e extraídos da natureza, tal como de árvores, plantas e da terra. Eles são úteis na fabricação de diversos materiais como papel, pneus e outros itens de borracha. Alguns exemplos de polímeros naturais são: borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, algodão, lã de carneiro e seda. Eles têm por característica apresentar elasticidade.
Cadeia carbônica da borracha natural, extraída da seringueira.
Fonte: www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/polimeros
3 POLÍMEROS SINTÉTICOS
Os polímeros sintéticos são classificados basicamente em polímeros de adição e polímeros de condensação. Os de adição são mais simples, em que a macromolécula é a “soma” de monômeros, todos iguais entre si; já os de condensação são obtidos geralmente através da reação de dois monômeros, em que há a eliminação de uma substância mais simples como, por exemplo, a água (H2O). Estão presentes principalmente no nosso dia-a-dia nos plásticos (garrafas pet), tecidos (roupas)...
Cadeia carbônica do etileno, utilizado na produção do plástico
Fonte: http://pasquimico.blogspot.com.br/2012/06/polemica-dos-saquinhos-plasticos-parte.html
4 POLÍMEROS VERDES
Possui as mesmas