Polimeros
Polímeros são composto de elevado peso molecular formados pela união de um grande número de moléculas, denominadas monômeros. Os monômeros podem ser todos iguais ou substâncias diferentes. Por exemplo: o polietileno (canos plásticos, garrafas pet, cortinas e etc.) é um polímero formado pela união de moléculas de etileno (monômero, enquanto o náilon (fibras, cordas e etc.) é um polímero formado pela união de várias moléculas de hexametilenodiamina com ácido adípico.
Ex: n CH2 = CH2 ( - CH2 – CH2 - )n etileno polietileno
Resinas
Uma resina poliuretana é obtida pela reação de um diisocianato com um poliol. Sendo os compostos contendo grupos isocianatos altamente reativos, é feita uma reação de pré-polimerização com poliol, aumentando sua massa molecular, formando então pré-polímeros e deixando uma porcentagem de isocianato livre para a reação final. Embora possam ser utilizadas classes distintas de isocianatos para as reações.
* Uréia formaldeído.
A resina uréia-formaldeído foi sintetizada pela primeira vez em 1929 e pertence ao grupo dos polímeros termorrígidos.
A reação da uréia com o formaldeído, em presença de ácido, leva à formação de um polímero conhecido como resina uréia-formaldeído
Na realização desta pratica utilizamos os seguintes materiais e reagentes: * Pipeta graduada * Copos descartáveis de café * Palitos de sorvete * Ácido clorídrico conc. (1,5 ml) * Uréia (5g) * Formaldeído (15 ml)
A experiência é feita basicamente pela etapa de adição entre a uréia e formol para a obtenção de uma resina de baixa massa molar. O comportamento da interação uréia-formol é determinado pelos grupos funcionais. A uréia reage como uma amina e o formol reage como um glicol. Durante a formação dos produtos de reação inicial ocorre a liberação de água.
Ao adicionar a uréia e formol em um copo de plástico, a reação se torna altamente endotérmica (a reação é extremamente lenta). Quando adiciona o ácido clorídrico