Polimeros
ENSINO MÉDIO
QUIMICA
Adriano Justino n°01
Nátalia Gonçalves n° 23
Rebeca Neres n°31
Polímeros
Naturais e sintéticos
Itumbiara
2012
COLÉGIO INSTITUTO FRANCISCO DE ASSIS
ENSINO MÉDIO
QUIMICA
Polímeros
Naturais e sintéticos
Itumbiara
2012
Polímeros
O QUE SÃO POLÍMEROS?
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Tratam de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monómeros, mas em maior quantidade, . Poli = muitos + meros = partes.
POLÍMEROS NATURAIS
São aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. São úteis na fabricação de diversos materiais como papel, pneus, etc. Como se sabe, proteínas e polissacarídeos estão presentes nos alimentos que ingerimos.
Ex:
Estrutura da Celulose
O glicogênio é considerado um polissacarídeo da reserva animal, presente nos tecidos (músculos e no fígado).A celulose é o polissacarídeo mais abundante na natureza, sendo este o componente estrutural mais importante dos vegetais. Ex.: Madeira seca – 50% de celulose; Algodão e Linho – forma natural mais pura da celulose (95%).
PROTEÍNAS e POLIPEPTÍDEOS
São polímeros formados a partir da condensação de aminoácidos e estão presentes em todas as células vivas. Algumas proteínas fazem parte da estrutura dos organismos como fibras musculares, cabelo e pele. Outras funcionam como catalisadores nas reações que ocorrem nos organismos e, nesse caso, são denominadas enzimas.
As proteínas são constituídas pela interação de 20 aminoácidos, sendo que 8 desses são essenciais ao organismo humano que não é capaz de