polimero
O presente trabalho refere à aplicação e análise de um trabalho de ensino de química, “POLIMERO” com a turma de alunos de 3º ano 02 de uma escola pública estadual, na cidade de Manaus/Amazonas. O referido trabalho é planejado para obtenção de nota na Escola Estadual Profº Júlio Cesar de Moraes Passos,
Polímeros são macromoléculas constituídas por monômeros. Os polímeros podem ser agrupados segundo várias classificações, nomeadamente: quanto à natureza da sua cadeia, a sua estrutura, a morfologia, a reação que os originou. Sendo esta última mais importante de todas. Neste campo os polímeros dividem-se em polímeros de adição e polímeros de condensação. De referir que existem diferentes tipos de materiais poliméricos, os quais têm inúmeras propriedades atribuindo-lhes diversas aplicações nos mais variados ramos do nosso quotidiano.
Nas primeiras décadas do século xx, alguns investigadores começaram a manifestar curiosidade e interesse em relação ao comportamento anormal de certas substancias o que levou a orientar a sua investigação na área dos materiais poliméricos.
O químico alemão Hermann Standinger (1881-1963), demonstrou claramente, que em vez dos supostos agregados, o que existia era afinal enormes moléculas, onde milhares de átomos estão ligados covalentemente.
OBJETIVOS:
Possibilitar a contextualização de conteúdos de química ao uso e descarte dos principais plásticos (polímeros sintéticos) utilizados no nosso dia-a-dia. Buscar e estudar sua utilização na sociedade e potencializar a discussão dos impactos provenientes do descarte desses materiais no meio ambiente, além de sua conexão com as políticas públicas de coleta seletiva e reciclagem do lixo que poderá ser implementadas na escola.
DESENVOLVIMENTO:
Este trabalhado é programado direcionado na forma possível de desenvolvimento do mesmo, baseado numa prática pedagógica que considerasse os princípios da educação em uma perspectiva sócio-ambiental, dentro deste trabalho podemos